Adegas

  Degustar vinhos é uma verdadeira arte: a enologia. A arte de apreciar um bom vinho advém de um processo que começa desde a escolha das m

 

Adegas

Degustar vinhos é uma verdadeira arte: a enologia. A arte de apreciar um bom vinho advém de um processo que começa desde a escolha das melhores sementes, do plantio, da colheita da uva, da fermentação e de muitos outros fatores. Porém, para que se possa apreciar devidamente o corpo e o perfume de um bom vinho, deve-se considerar outra questão importante: o armazenamento.

Os vinhos devem ser mantidos em local fresco, onde a temperatura jamais ultrapasse os 24ºC. Além disso, por serem sensíveis a luz solar, devem ser mantidos em locais escuros. Também é preciso ter cuidado com a umidade e com a posição das garrafas – que devem ficar na horizontal para que o vinho entre em contato com a rolha e a mantenha úmida.

Adegas

Uma adega é o local ideal para manter os vinhos. Contudo, se você tem esse espaço na casa, ele pode ser mais do que um espaço de armazenamento. Decorar uma adega luxuosa pode ser uma ótima opção para aqueles que apreciam a arte da enologia. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você decorar sua adega com classe, sofisticação e elegância.

Escolhendo o espaço

O espaço da adega em casa não precisa ser necessariamente um porão, uma edícula e, dependendo da quantidade de garrafas a serem armazenadas, nem mesmo é necessário construir um cômodo exclusivo para esse fim.

O espaço para armazenar as melhores garrafas de vinho pode ser adaptado em qualquer lugar. Seu projeto pode utilizar adegas climatizadas de vidro, vitrine de vinhos ou ainda prateleiras em estilo italiano.

Cores

Uma boa ideia é pintar as paredes em tonalidades inspiradas nos vinhos (vermelho-púrpura, cereja, amarelo-âmbar), pois são cores clássicas, aconchegantes e inspiradoras.

Móveis

Contratar uma empresa especializada para projetar e otimizar o espaço sempre é uma boa opção para criar o ambiente ideal para suas necessidades. Dependendo do seu espaço, é possível incluir uma mesa para confraternizar com seus convidados. Alguns móveis podem ser em estilo antigo ou rústico, características que darão um tom diferenciado ao ambiente.

Decoração

A adega pode ser decorada com quadros clássicos, esculturas de seu gosto, livros sobre arte e vinhos. Tudo é possível contanto que case bem com o ambiente e não cause excessos.

Iluminação

A iluminação da adega deve ser indireta e nunca pode incidir diretamente sobre as garrafas. Opte por abajures com cúpulas grandes, lustres de luz difusa ou luzes indiretas instaladas nas paredes. Opte por uma iluminação quente para criar um clima de aconchego e conforto.

Adegas

Novas Postagens
Postagens Antigas

Comentários

WORDPRESS: 0