Sala de Jantar

  A sala de jantar é um dos ambientes mais importantes de uma casa. Usada para receber familiares e pessoas queridas, recomenda-se que est

 

Sala de Jantar

A sala de jantar é um dos ambientes mais importantes de uma casa. Usada para receber familiares e pessoas queridas, recomenda-se que este cômodo seja decorado e mobiliado com muito bom gosto e atenção, a fim de proporcionar, ao mesmo tempo, conforto e praticidade para a hora das refeições.

Uma sala de jantar bem decorada torna uma refeição até mais gostosa! Mesa, cadeiras e itens de decoração devem ser escolhidos com atenção – respeitando sempre o estilo do restante da sala.

Complementos também são bem-vindos para deixar a sala de jantar mais requintada, como espelhos, aparadores, quadros, entre outros. Querendo renovar e melhorar este espaço da sua casa? Confira, então, algumas dicas preciosas a seguir, para diferentes  tipos de salas.

Sala de Jantar Tradicional

As salas de jantar tradicionais pedem mesas grandes no centro do espaço. As cadeiras, geralmente, fazem conjunto com a mesa. As opções de mesa para renovar este tipo de sala são muitas.

As mais usadas são as mesas em madeira com tampo de vidro ou inteiramente em madeira.

Convém, neste tipo de sala de jantar, optar por cadeiras feitas no mesmo material e cor da estrutura da mesa – podendo ou não ter acento e encosto almofadado.

O diferencial das salas de jantar tradicionais está, normalmente, em artigos que completam a decoração.

Colocar espelho em uma das paredes da sala é um truque antigo, mas ainda muito bem-vindo para ampliar o ambiente e dar sofisticação ao espaço.

Sugestão

Aqui, a sugestão para quem pretender “quebrar” um pouco da seriedade do ambiente é usar sobre a mesa objetos contemporâneos de decoração.

Alguns exemplos são os enfeites em formas geométricas, abstratas ou cilíndricas, que, colocados sobre o centro da mesa, dão requinte à sala. O lustre aqui na sala de jantar tem papel de destaque.

São diversos os modelos disponíveis no mercado, desde os mais simples e acessíveis (de diversos materiais), até os mais requintados de cristais egípcios Asfour (os cristais egípcios tem maior brilho e lapidação perfeita, motivo pelo qual são normalmente o dobro do preço dos cristais chineses, por ex.).

Na diversidade de modelos, você com certeza vai encontrar aquele que melhor se encaixa em sua decoração. Um belo modelo são as luminárias baixas, concentram o foco de iluminação na mesa de jantar e deixam o ambiente mais sofisticado.

Sala de Jantar

Sala de Jantar Moderna

A sala de jantar também pode ser um espaço bastante contemporâneo para quem gosta de modernidade. Mobílias tradicionais dão espaço a peças mais “clean”, criativas e diferentes.

Mesas e cadeiras, nesses casos, não precisam combinar e os móveis podem ser feitos em diversos materiais, como aço, alumínio, acrílico ou mesmo, vidro.

Mobílias com design arredondado, mesas com pés de metal, tampo de vidro colorido são alguns dos exemplos das peças usadas para dar requinte a uma sala de jantar moderna.

O entorno do ambiente pode ser decorado com quadros coloridos ou no estilo P&B (preto e branco). A criatividade é a palavra de ordem neste tipo de decoração!

Sala de Jantar

Sala de Jantar Compacta

Quem mora em apartamentos compactos (uma grande tendência da construção civil nas grandes cidades) também pode renovar, transformando um pequeno espaço em uma sala de jantar agradável para receber as visitas.

A falta de espaço pede móveis pequenos. Assim, recomenda-se uma mesa compacta com quatro lugares ou, então, uma peça dobrável – que pode acomodar mais pessoas quando aberta.

Novamente lembramos que espelhos são uma ótima opção neste caso – sempre dão a sensação de mais amplitude. Um bom truque é revestir uma parede inteira com espelho, do chão até o teto, neste ambiente de jantar.

Mesas redondas também costumam dar charme a ambientes pequenos. Porém, se o espaço for realmente muito compacto, prefira os modelos quadrados ou retangulares – pois economizam espaço; neste caso o próprio espaço disponível para o ambiente de jantar vai determinar o formato e tamanho da mesa.

Em relação às cadeiras, uma boa dica é optar por cadeiras sem encosto, que podem ser guardadas embaixo da mesa quando não usadas.  Mas, ao receber uma visita, lembre-se de colocar as peças ao redor da mesa.

Evite também cadeiras com braço, que ocupam muito espaço.

Cuidado

Ás vezes você pode se apaixonar por algum modelo de cadeira na loja, porém, nem sempre o tamanho será adequado para o seu ambiente.

Vale a pena pesquisar muito e sempre ter em mente o espaço disponível, lembrando-se de algo muito importante: a circulação das pessoas e a movimentação das cadeiras. Já o estilo da sala de jantar deve ser o mais “clean” possível.

Isso porque, móveis de cor clara e sem muitos detalhes, dão a sensação de amplitude ao ambiente, deixando-o muito mais confortável e bonito visualmente. Assim, evite móveis no estilo colonial ou muito modernos, que possuem um design rebuscado.

Prefira investir em objetos decorativos para as paredes, como quadros, fotografias, esculturas de parede e papéis de parede.

Atenção

Seja o seu estilo tradicional ou moderno, independente de você ter mais ou menos espaço para decorar sua sala de jantar, uma peça coringa que sempre aconselhamos usar é o aparador.

Ele não somente serve de apoio para a sala de jantar (que por si só já justifica em muito a escolha desta peça), mas atualmente tem sido muito usado para fazer separação de ambientes, normalmente sendo posicionado atrás de sofás.

Esse recurso é muito utilizado em apartamentos onde o espaço normalmente é mais reduzido, unindo a sala de estar com a sala de jantar e servindo a ambos os ambientes.

Independente do tipo ou estilo que se pretende dar a uma sala de jantar, o mais importante é escolher móveis e itens de decoração de boa qualidade, além de deixar o espaço agradável e requintado para os moradores e visitas!

Em nossa próxima matéria conversaremos sobre “Lavabos”…afinal toda sala de jantar tem um lavabo por perto.

Aguardem!

Comentários

WORDPRESS: 0