Lavanderia

  A lavanderia de uma casa moderna não precisa ser aquele espaço escuro, bagunçado e cheio de roupas sujas. Ao contrário, ela deve ser

 

Lavanderia

A lavanderia de uma casa moderna não precisa ser aquele espaço escuro, bagunçado e cheio de roupas sujas.

Ao contrário, ela deve ser aconchegante, bem ventilada e agradável, além funcional.

Por isso, a decoração é um fator essencial no planejamento do cômodo, que mesmo sendo uma área de serviço pode ter um toque de elegância. Separamos algumas ideias que podem te inspirar a renovar o espaço e deixá-lo em harmonia com o restante da casa, confira!

Se a lavanderia for muito pequena, a decoração deve dar o efeito visual de que a área parece maior. Economize espaço adquirindo uma lavadora de roupas que também possui a função de secadora, em vez de comprar dois aparelhos.

Atente-se também para o visual do eletrodoméstico, há muitos modelos de formas e cores variadas. Procure tons que realcem a cor das paredes, como o metalizado que combina muito bem com uma decoração mais clean.

Móveis

Os móveis também são outro ponto importante da lavanderia, já que servem para deixar os itens organizados.

Armários suspensos são ótimos para utilizar o espaço superior do local, assim como prateleiras podem ser usadas para os objetos de uso frequente.

A madeira é um material que traz elegância para o ambiente, que pode ter bancadas de pedra para trazer mais luxo ao espaço. Esse tipo de acabamento também é mais fácil de limpar

O estilo antiquado do tanque convencional muitas vezes é desnecessário, já que a roupa será lavada pela máquina.

A peça pode ser substituída por uma pia mais delicada, com acabamento em pedra, alumínio ou porcelana. A torneira merece atenção especial, e deve ter um design menos rústico.

Lavanderia

Iluminação

A iluminação do ambiente merece destaque, se for possível, dê preferência a luz natural, além da ventilação.

Se o ambiente tiver janelas pequenas, é necessário fazer a instalação de luminárias para que o espaço possa ser utilizado a qualquer hora do dia. Plantas também são bem-vindas na lavanderia.

Opte por espécies menores e deixe pequenos vasos sobre a bancada ou próximos da janela.

As plantas deixarão o ambiente mais descontraído e menos pesado, além de reforçar a ideia de um local organizado e limpo.

Cestas de vime são ótimas para serem colocados nos nichos e prateleiras, acondicionando os objetos de limpeza. Se preferir, peças de plástico ou caixas de metal vazado, com um design moderno, também são fáceis de serem combinadas.

O piso, assim como em outras áreas da casa, também interfere na decoração e harmonização do ambiente. O marmoglass é resistente a produtos abrasivos, riscos e manchas, ótimo para famílias maiores, que fazem mais uso da lavanderia.

Pastilhas de vidro podem ser usadas tanto no piso quanto nas paredes e dão um efeito bem alegre para qualquer espaço.

Lavanderia

Espaços Conjugados

Em apartamentos em que a lavanderia também faz parte da cozinha, o ideal é utilizar o mesmo tipo de revestimento nos dois locais para deixar o ambiente mais alongado.

Cores mais claras transmitem a sensação de limpeza e deixam o lugar mais neutro. O piso de madeira também é uma opção para lavanderias, basta ter um projeto hidráulico bem feito que evite o acúmulo de umidade no chão, dispensando a água dos eletrodomésticos diretamente no sistema de encanamento.

Assim, nenhuma mangueira ficará aparente, nem haverá o despejo de água na pia da lavanderia.

Um cabideiro pode ser usado para secar as roupas mais delicadas ou acomodar as peças passadas, antes de serem guardadas nos armários dos quartos. Lembre-se que não apenas o visual é importante na lavanderia, mas também a praticidade.

Em áreas menores, uma tábua de passar que “se esconde” no armário e é instalada apenas ao abrir a porta do móvel é uma solução simples para a falta de espaço.

Novas Postagens
Postagens Antigas

Comentários

WORDPRESS: 0