Tapetes

  Tapetes são práticos, provém conforto e aquecimento sobre o concreto, azulejo ou piso de madeira. Além disso, eles também dão valor artístic

 

Tapetes

Tapetes são práticos, provém conforto e aquecimento sobre o concreto, azulejo ou piso de madeira. Além disso, eles também dão valor artístico para a decoração de um cômodo. Considere-o como obra de arte para o chão e adicione estilo ao seu ambiente.Descobrir o formato e tamanho certos para um tapete pode mudar de acordo com cada cômodo da casa. Siga essas dicas para escolher o tapete ideal para sua decoração:

Qual tamanho escolher?

Esta é frequentemente uma grande preocupação para quem vai decorar a casa e não sabe como criar um espaço bem equilibrado. Comece com a área ao redor do tapete primeiro. Ao medi-la, você irá descobrir o tamanho perfeito para você. Ele deve estar no mínimo quinze centímetros e não mais do que sessenta centímetros longe da parede.

Menos pode ser mais em espaços de transição ou entradas que abrem para outros cômodos ou escada. A largura deve combinar com a porta ou ser alguns centímetros menor – não longo demais nem curto demais.
Você não quer um tapete pequeno demais para os espaços que ele serve, portanto um truque em salas de estar grandes, por exemplo, é usar dois tapetes para criar duas áreas separadas.

Colocá-lo sob ou à frente de um móvel?

O tapete, muitas vezes, é o ponto focal de um cômodo. Uma sala grande pede um tapete grande o bastante para posicionarmos toda a mobília sobre ele, criando uma atmosfera mais luxuosa. Neste caso, quanto maior o tapete, melhor; se você tem uma sala pequena, mantenha sofás e poltronas fora do tapete, porém perto o bastante, quase encostando. Para salas de tamanho intermediário, coloque somente os pés frontais de seus sofás/poltronas sobre o tapete criando um efeito visual harmônico de um espaço bem definido.
Para um visual mais interessante, é possível inovar colocando o tapete em um ângulo diferente. Isso deve ancorar o cômodo sem sobrepor ou apagá-lo.

Tapetes

Em diversos espaços

Corredor

Em um corredor, o tapete é capaz de alongar seu comprimento e preencher o espaço. Se você planeja colocar algum móvel no corredor, porém, deixe-o fora do tapete. Nem metade para dentro nem metade para fora.

Tapetes

Escritório

Para um escritório, escolha um tapete que se encaixe completamente tanto sob a mesa quanto sob a cadeira para criar um espaço aconchegante onde você se sentirá confortável para trabalhar. Para propósitos práticos, isso previne tropeçar ou que a cadeira puxe a beirada do tapete, que é a parte mais frágil do acessório.

Tapetes

Banheiro

Um banheiro grande é o lugar perfeito para adicionar um tapete diferente fugindo dos padrões pré-determinados. É um bom lugar para experimentar com cores, texturas e estampas. Se você escolher um tapete colorido, isso irá inspirar o resto da decoração.

Tapetes

Sala de Jantar

Na sala de jantar, designers sugerem centralizar os móveis sobre o tapete e escolher um que combine com o formato da mesa; Se você tem uma mesa redonda, por exemplo, coloque um tapete circular sob ela. O formato circular em um cômodo quadrado pode suavizar o espaço. Uma grande mesa retangular, como na foto, também pede um grande tapete no mesmo formato.

Tapetes

Quarto

No quarto, o tapete é uma ótima maneira de deixar que o cômodo passe uma maior sensação de conforto ao adicioná-lo juntamente com os móveis de decoração. Você pode colocá-lo sob o final da cama, deixando que o tapete se estenda para unir um espaço grande.

Outra opção é usá-los somente nas laterais da cama, ou no formato de um “U”, encobrindo a extensão por fora dos pés da cama e subindo por fora pelas laterais até as mesas de cabeceira.

Tapetes

Área Externa

A área externa, embora frequentemente negligenciada, também é um ótimo local para um tapete. Aproveite para experimentar com formatos e texturas que imitam o espaço ao redor e são feitos para uso externo.

Tapetes

Estampas

Estampas ousadas (grandes flores, desenhos abstratos, muitas camadas ou cor) em um tapete pequeno podem fazê-lo parecer maior. Mas se você planeja colocar móveis sobre ele, evite cobrir o desenho, é melhor que a estampa possa ser vista de todos os ângulos.

A combinação de cor e textura tem a grande vantagem de oferecer um estilo mais distinto e apelo visual. A partir da estampa, você pode escolher cores para pintar suas paredes e encontrar almofadas e quadros para completar a decoração.

Escolha o tapete perfeito para complementar sua casa

De minimalista elegante ao divertido e eclético, tapetes modernos dão ao espaço um toque de cor e suavidade.
Escolha com cuidado, pondere suas necessidades, o conforto desejado, a estética do conjunto e os diferentes materiais utilizados na confecção dos tapetes que você selecionar.

É importante conhecer as principais características de cada peça para adequá-la ao uso, por exemplo, se você quiser inovar no banheiro e fugir do tradicional, considere que este é um ambiente úmido e que nem todo material é adequado, este ambiente requer uma peça mais resistente, de preferência sintético.

No resto da casa, você terá tantas opções que, a princípio vai ficar confusa;

Aqui vão algumas dicas de materiais:

Algodão: indicado para quartos e salas – de fácil limpeza.
Lã: acumula sujeira facilmente, portanto não é recomendado para áreas de passagem – material nobre, resistente de boa durabilidade.
Couro: produto resistente e bonito – indicado para salas de visita.
Tecidos nobres (ex. Chenille): indicados para salas de visita, hall de entrada e outros ambientes sofisticados.
Poliamida: textura similar ao algodão – absorve pouca umidade, ideal para banheiros.
Vinil: não absorve umidade, ideal para banheiros.
Silicone: também ideal para banheiros e outros locais úmidos – bem maleável.
Fibra natural: ex sisal, bambu, linho, etc. Normalmente bastante duráveis. Muito utilizados em salas de visita e salas de jantar dando um ar mais rústico ao ambiente. Podem ser usados em áreas externas desde que sejam cobertas, pois este material não pode ser molhado.
Juta: acumula sujeira facilmente – usar em ambientes fechados.
Polipropileno: recomenda-se o uso em áreas de pouco tráfego por amassar facilmente.
Poliamida (nylon): indicado para áreas de tráfego moderado a intenso.

Observação

Materiais sintéticos, quando bem cuidados, podem durar por vários anos, mesmo em zonas de maior tráfego – são de fácil limpeza e manutenção, podendo, em muitos casos, ser lavados na máquina.
Se alguém da sua família for alérgico, tenha o cuidado de escolher tapetes de pelo curto, que não acumulem pó. O material mais indicado para alérgicos são os que possuem 100% nylon em sua composição pois não soltam fios ou pelos.

Curiosidade

Os famosos Tapetes Persas que conferem um ar bastante nobre aos ambientes, têm em sua composição os seguintes materiais: a lã, a seda e o algodão.

Com estilo sob os pés, a parte mais importante a se considerar ao comprar um tapete é encontrar aquele que irá te agradar todas as vezes que você olhar para ele.

Sugerimos também a leitura de nossos posts no Facebook sobre o uso de tapetes, são eles:
Como Colocar a Mobília Sobre o Tapete – publicado em 18/08/2015.
Tapetes – Mais Dicas – publicado em 25/08/2015.

Novas Postagens
Postagens Antigas